O MODELO ATÔMICO DE NIELS BOHR


Resultado de imagem para MODELO ATOMICO DE NIELS BOHR

Para explicar as características dos espectros atômicos, o físico Niels Bohr propôs, em 1913, um modelo para o comportamento dos elétrons no átomo, que procurou esclarecer porque os elétrons se mantêm na eletrosfera sem se dirigir para o núcleo e colidir com ele. Bohr sugeriu que uma teoria sobre a luz, proposta por Max Planck, poderia ser aplicada ao átomo. Segundo Planck, toda a energia do elétron é quantizada, ou seja, os elétrons absorvem ou emitem quantidades fixas de energia na forma de pequenos pacotes denominados quanta.

  • Os elétrons ocupam determinados níveis de energia ou camadas eletrônicas.
  • O elétron não pode ter energia zero, ou seja, estar parado no átomo.
  • Em uma camada, o elétron possui energia constante: quanto mais próximo do núcleo, menos a energia do elétron com relação ao núcleo, e, quanto mais distante dele, maior a sua energia.
  • Para passar de um nível de menor energia para um de maior, o elétron absorve uma quantidade apropriada de energia. Ao fazer o caminho inverso (do nível de maior para o de menor energia), ele libera energia. Como existem apenas algumas órbitas possíveis, há somente alguns valores de energia - por isso a denominação energia quantizada.
Para Bohr, os elétrons que recebiam energia (proveniente do aquecimento ou de descargas elétricas) passavam para níveis de maior energia. Quando eles se encontravam nesses níveis, dizia-se que o átomo estava eletronicamente excitado. Ao retornarem ao estado fundamental, acontecia a emissão de energia que poderia ocorrer sob a forma de luz.

Comentários

Postagens mais visitadas