AS PARTÍCULAS FUNDAMENTAIS DO ÁTOMO
PRÓTONS, NÊUTRONS E ELÉTRONS
A partículas subatômicas são descritas por suas características. Assim, o próton, representado pelo símbolo p+ ou p, o nêutron, representado pelo símbolo n, e o elétron, representado pelo símbolo e- ou e. A massa dos elétrons é 1836 vezes menor que a dos prótons e a dos nêutrons. Pode ser considerada, portanto, desprezível. A massa dos prótons e a dos nêutrons são muito próximas e podem ser consideradas iguais.
NÚMERO ATÔMICO
Cada elemento químico é caracterizado em função da quantidade de prótons que contém. O número de prótons de um átomo é chamado número atômico e é representado pela letra Z. É o número atômico que identifica um elemento químico: átomos de mesmo número atômico são de um mesmo elemento químico.
NÚMERO DE MASSA
O número de massa (A) de um átomo corresponde à soma do número de prótons com o número de nêutrons do átomo (n).
REPRESENTAÇÕES DE ESPÉCIES QUÍMICAS
Os íons Br-, Rb+ e Se²- apresentam o mesmo número de elétrons. Em razão disso, esses íons são chamados de isoeletrônicos. Na natureza também ocorrem átomos de elementos de elementos distintos com o mesmo número de massa, como Ar e Ca. Esses átomos são denominados isóbaros. Átomos que possuem o mesmo número atômico, mas diferem quanto ao número de massa são denominados isótopos.
Comentários
Postar um comentário