A REELABORAÇÃO DO MODELO ATÔMICO DE RUTHERFORD

A REELABORAÇÃO DO MODELO ATÔMICO DE RUTHERFORD
O modelo atômico proposto por Rutherford permitia a compreensão de uma serie de fenômenos que não eram explicados pelos modelos anteriores. No entanto, não era capaz de elucidar uma questão importante: como os elétrons, dotados de carga negativa, podiam movimentar-se em torno de um núcleo positivo sem perder energia e colidir com ele? O estudo da luz forneceu mais alguns subsídios para o início de uma nova teoria para o aperfeiçoamento do modelo atômico.
O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO
Espectro luminoso visível é a imagem observada na decomposição da luz, formada por regiões com cores que se sucedem. A decomposição da luz solar produz uma variedade de radiações, denominadas radiações eletromagnéticas.
ESPECTROS ATÔMICOS
Certas substâncias, quando aquecidas na chama de um bico de Bunsen, conferem coloração a chama.  A cor observada é característica do elemento presente na substância aquecida. Em um de seus experimentos, Robert Bunsen utilizou um conjunto de lentes para selecionar um feixe de luz emitido pelo elemento aquecido, fazê-lo atravessar um prisma e observar uma série de linhas coloridas luminosas separadas por regiões escuras. Essas linhas constituíam o espectro de emissão de determinado elemento. Cada elemento apresentava um espectro descontínuo característico, assim denominado por apresentar linhas luminosas intercaladas por regiões sem luz.
Resultado de imagem para espectro atomico

Comentários

Postagens mais visitadas