A REELABORAÇÃO DO MODELO ATÔMICO DE RUTHERFORD
A REELABORAÇÃO DO MODELO ATÔMICO DE RUTHERFORD
O modelo atômico proposto por Rutherford permitia a compreensão de uma serie de fenômenos que não eram explicados pelos modelos anteriores. No entanto, não era capaz de elucidar uma questão importante: como os elétrons, dotados de carga negativa, podiam movimentar-se em torno de um núcleo positivo sem perder energia e colidir com ele? O estudo da luz forneceu mais alguns subsídios para o início de uma nova teoria para o aperfeiçoamento do modelo atômico.
O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO
Espectro luminoso visível é a imagem observada na decomposição da luz, formada por regiões com cores que se sucedem. A decomposição da luz solar produz uma variedade de radiações, denominadas radiações eletromagnéticas.
ESPECTROS ATÔMICOS
Certas substâncias, quando aquecidas na chama de um bico de Bunsen, conferem coloração a chama. A cor observada é característica do elemento presente na substância aquecida. Em um de seus experimentos, Robert Bunsen utilizou um conjunto de lentes para selecionar um feixe de luz emitido pelo elemento aquecido, fazê-lo atravessar um prisma e observar uma série de linhas coloridas luminosas separadas por regiões escuras. Essas linhas constituíam o espectro de emissão de determinado elemento. Cada elemento apresentava um espectro descontínuo característico, assim denominado por apresentar linhas luminosas intercaladas por regiões sem luz.
Comentários
Postar um comentário